quarta-feira, 2 de março de 2022

Império do Bacamarte, marco na historiografia política do Ceará, ganha nova edição comemorativa aos 30 anos do lançamento

Escritor Joaryvar Macedo

O livro Império do Bacamarte, obra do escritor cearense Joaryvar Macedo, que traz uma abordagem ampla e clara sobre o tema do coronelismo no Cariri cearense, estará com nova edição física disponível a partir deste sábado, dia 5 de março. Lançado originalmente pela Universidade Federal do Ceará em 1990 e reeditado outras duas vezes em 1992 e 1998, há muito estava indisponível e bastante procurado por historiadores, pesquisadores e interessados no tema abordado por Joaryvar, neste que é considerado como um marco na historiografia política do estado do Ceará, oferecendo aos cientistas dessa área e aos estudiosos dessa temática sociológica o mais completo ensaio do gênero até hoje escrito no Nordeste brasileiro.

Comemorando os 30 anos do lançamento da primeira edição e homenageando o autor, falecido também há três décadas, a reedição apresenta uma nova roupagem com capa e diagramação atualizadas, além da inserção de fotos da época pertencentes aos acervos dos historiadores Daniel Walker (In memorian) e Renato Casimiro recentemente doados à Universidade Federal do Cariri. A nova edição conta ainda com análises aprofundadas sobre a obra e o autor, assinadas por Renato Casimiro e Manoel Severo. “Leitura obrigatória e fonte inesgotável de elementos para revisão histórica do Cariri conflagrado pelo mando dos coronéis e seus grupos, nesta fase da vida da região sul do Ceará, com reflexos sobre os estados vizinhos.” Afirma Casimiro em seu texto de apresentação do livro.

A tiragem será de 1.000 exemplares

A tiragem comemorativa, limitada a 1.000 exemplares, foi idealizada pelo produtor cultural Hélio Santos, sendo o primeiro título lançado pela Ayni Produções Culturais. O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, para sua viabilização. 

Joaryvar Macedo

Escritor potencialmente inquieto, autor de uma extensa obra literária composta por 33 publicações, notabilizou-se como um dos mais autênticos pesquisadores da história do Ceará, sendo agraciado em caráter post-mortem com a Medalha José de Alencar, honraria maior concedida a um intelectual no Estado do Ceará. Professor universitário, membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Genealógico Brasileiro, Secretário de Cultura e Desporto no Governo Gonzaga Mota, patrono de uma das cadeiras da Academia de Ciências Sociais do Ceará, ex-presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense, membro do Instituto Cultural do Cariri. 

Serviço:

Lançamento Oficial  - Nesta sexta-feira, dia 4, no Salão de atos da Urca.

Livro Império do Bacamarte – edição comemorativa

Disponível a partir do dia 05 de março 

Vendas pelo site: imperiodobacamarte.com.br

Contatos: 85 99171.0101   | @imperiodobacamarte

Informações à imprensa:  Jorge Hélio Santos: 88 98817.5203  |  agenciaipopz@gmail.com

Últimas notícias