Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

segunda-feira, 28 de março de 2022

Menina Benigna terá santuário construído pelo Governo do Ceará


O Governo do Ceará anunciou, neste domingo (27), a construção do Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

O governador Camilo Santana pediu celeridade na obra de modo que seja concluída até os festejos em homenagem à Menina Benigna, no mês de outubro. “É importante terminar o quanto antes porque essa é uma obra muito benéfica para o município. É uma obra diferenciada que vai garantir melhor devoção à nossa primeira beata cearense. Aqui já tem romarias, todos os anos e, se Deus quiser, até outubro teremos um espaço estruturado, bonito para receber bem os romeiros e peregrinos”.

O governador enfatizou ainda que o turismo religioso na região do Cariri fica completo com a construção do santuário. “Já temos o Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, onde vamos inaugurar amanhã o teleférico, temos o santuário de Fátima, no Crato, onde inclusive fizemos o acesso, e estamos inaugurando até até o final do mês o Santo Antônio de Barbalha”, apontou Camilo Santana.

Anunciada para a cidade de Santana do Cariri, a estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

A vice-governadora Izolda Cela declarou que em breve moradores e turistas poderão devotar a Menina Benigna com toda estrutura adequada. “Foi uma menina martirizada por uma situação de violência com a qual, infelizmente, ainda enfrentamos até hoje no nosso país. Por tudo isso, temos um nela um símbolo; é a força que vem nos fortalecer”, disse Izolda Cela.

Martirizada aos 13 anos de idade, em 1941, no distrito de Inhumas, a Menina Benigna é motivo de devoção e homenagens da fé popular. Deve ter sua beatificação celebrada em breve. Antes da pandemia da Covid-19, reunia duas vezes por ano milhares de pessoas nas romarias realizadas na cidade. A peregrinação pelo local onde a menina viveu inclui uma capela e um memorial.

No intuito de melhor receber esse volume de pessoas que circulam pela localidade, o Governo do Ceará investirá R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

Últimas notícias