quinta-feira, 24 de março de 2022

Eunício cobra envio de recursos para obras do açude Lago de Fronteiras, em Crateús


O ex-presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), se manifestou nesta quarta-feira (23), por meio das redes sociais, sobre a paralisação das obras do Açude Lago de Fronteiras, em Crateús, no Sertão do Ceará, diante do corte de recursos. Eunício lembrou que os recursos para a conclusão das obras estão assegurados, desde 2017, quando ele assumiu interinamente a Presidência da República, durante viagem do então presidente Michel Temer à Alemanha para participar da Cúpula do G-20.

"Muita gente tenta capitalizar uma obra que é aguardada pela população de Crateús há mais de 20 anos. Mas, aqui está a verdade! Em 2017 assinei decreto autorizando o início da construção desse sonho cearense. O Governo Federal precisa manter os recursos para que o Açude Lago de Fronteiras seja concluído e garanta segurança hídrica para nossos irmãos sertanejos", comentou Eunício.

Em agosto do ano passado, em audiência virtual, a Assembleia Legislativa debateu os conflitos socioambientais gerados pela obra, desde 2019, e lamentou a ausência do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), responsável pelo Lago de Fronteiras.

O investimento da construção do reservatório é de R$ 170 milhões, além de R$ 12,5 milhões com as desapropriações. A Barragem do Lago de Fronteiras terá capacidade para armazenar 488 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando aproximadamente 300 mil pessoas de Crateús e municípios vizinhos.

(Leia mais em O Povo)

Últimas notícias