terça-feira, 1 de março de 2022

Conta de luz continuará com valor extra em março; tarifa social permanece sem cobrança adicional


As contas de luz dos beneficiários da tarifa social seguirão sem cobrança extra em março. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que manteve a bandeira tarifária verde para famílias de baixa renda.

A Aneel informa ainda que as famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica continuam com direito aos descontos nas tarifas, que varia de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo.

Para os demais consumidores, a bandeira vigente no período é a de escassez hídrica, no valor de R$14,20, a cada 100 quilowatts hora consumidos. Ficam de fora dessa cobrança, os moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional, como os de Roraima, que não pagam bandeira tarifária.

Segundo o governo, esse valor extra foi necessário para cobrir os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos. A bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril de 2022.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acredita que a partir de abril a bandeira de Escassez Hídrica deixará de ser aplicada. “Acreditamos que [a bandeira Escassez Hídrica] não será necessária a partir de abril. [Ela] foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétricas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelétricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás”.

(*) com informações da Agência Brasil

Últimas notícias