segunda-feira, 7 de março de 2022

Audic Mota propõe instituição da Campanha de Conscientização sobre a Depressão Infantil e na Adolescência no Ceará


Projeto de lei apresentado pelo deputado Audic Mota (PSB) institui, no Estado do Ceará, a Campanha de Conscientização sobre a Depressão Infantil e na Adolescência. O objetivo é promover ações educativas para informar a população sobre o transtorno.

A campanha incentivaria a divulgação dos sintomas mais comuns, a busca por atendimento por profissional especializado para possibilitar o diagnóstico, informaria sobre os tratamentos psicológicos e médicos disponíveis e estimularia a parceria entre família e escola, para oferecer o suporte às crianças e adolescentes.

“O transtorno ainda é pouco discutido, mas afeta crianças e adolescentes da mesma forma que jovens e adultos. O diagnóstico pode ser mais complexo, quando se trata de crianças e adolescentes, pois eles apresentam mais dificuldade na expressão das próprias emoções. Além disso, alguns dos comportamentos indicativos de depressão podem ser interpretados pela família como parte do processo natural de amadurecimento, pontua o deputado.

Ele justifica, ainda, que distúrbio, se não tratado corretamente, pode causar graves prejuízos ao desenvolvimento integral da criança e tornar-se um problema crônico na juventude e na vida adulta. “Assim, é muito importante a participação da família e da escola para proporcionar o suporte necessário”, acrescenta.

Últimas notícias