quarta-feira, 10 de março de 2021

Após decisão do STF: 'fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história", diz Lula em coletiva


O ex-presidente Lula (PT) fala à imprensa, nesta quarta-feira (10), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo (SP), após ter anuladas as condenações na Operação Lava Jato e recuperar os direitos políticos. No discurso, o petista aborda a decisão de Edson Fachin, a situação da pandemia no Brasil e diz: "fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história".

Ao falar sobre a decisão que anulou suas condenação e da pandemia, o ex-presidente afirmou que "a dor que eu sinto não é nada diante da dor que sofrem milhões e milhões de pessoas". Lula se solidarizou com as vítimas da pandemia do novo coronavírus e abordou o desemprego e a pobreza no País. 

Decisão de Fachin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu, na segunda-feira (8), anular todas as condenações de Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas à Operação Lava Jato. 

Com a decisão, o petista recupera os direitos políticos e volta a ser elegível, podendo, assim, se candidatar nas eleições presidenciais de 2022.

Fachin declarou a incompetência da Justiça paranaense para o processo e o julgamento das ações penais do Triplex do Guarujá, Sítio Atibaia, sede e doações ao Instituto Lula. O ministro determinou que os respectivos casos sejam repassados para a Justiça do Distrito Federal.

Últimas notícias