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quinta-feira, 23 de abril de 2020

Vigilância Sanitária orienta e fiscaliza estabelecimentos que estão trabalhando com serviço de entrega


Serviços de alimentação que adotam o sistema de entrega (delivery) devem seguir regras de segurança mais rígidas durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da COVID-19. A recomendação é da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS), que está intensificando a fiscalização nos estabelecimentos que podem estar funcionando com o referido sistema.
Segundo a Gerente de CéLula da Vigilância Sanitária/Ambiental, Ana Lígia Aquino, a fiscalização sanitária está fazendo as visitações constantemente para verificar se os procedimentos de segurança estão sendo feitos corretamente. "Faremos um termo de responsabilidade para os estabelecimentos que estão trabalhando com serviço de entrega se comprometerem a realizarem o serviço com as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS) e orientadas pela VISA", explica.
Lígia ressalta que as orientações estão sendo disponibilizadas para fornecedores e clientes quanto à redução de riscos relacionados a manipulação, embalagem, transporte, entrega e pagamento, e que no momento apenas os comércios considerados indispensáveis para a população devem funcionar. É importante que os estabelecimentos que fornecem alimentos saibam que não podem de forma alguma servir no local, podendo realizar a entrega no balcão, mas dando preferência para entregas em domicílio, contribuindo assim para que as pessoas permaneçam em isolamento social.
Orientações
O serviço "delivery" deve ser seguro para quem entrega e para quem recebe.
Segurança para quem entrega:
- Limpar a caixa térmica com água e sabão líquido, e posteriormente com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água;
- No caso de condutores, higienizar os punhos da moto ou volante do carro com solução de água sanitária ou álcool 70%;
- A higiene do entregador é indispensável, deve-se usar camisa de mangas compridas;
- O entregador deve lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha antes de pegar a embalagem do alimento para ser transportado;
- Levar álcool 70% para utilizar entre uma entrega e outra;
- Manter distância mínima de 1,5m da pessoa que recebe a mercadoria;
- Evitar tocar em superfícies ou objetos de áreas comuns dos locais de entrega;
- As maquinetas de cartões devem ser higienizadas com álcool isopropílico e para facilitar a higienização, podem ser cobertas com filme plástico;
- Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina, evitando manuseá-lo;
- Ao retornar ao serviço, lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha;
- Evitar tocar o rosto e, caso seja necessário, higienizar as mãos antes;
- Fazer a higienização dos capacetes com frequência durante o trabalho diário.
Segurança para quem recebe:
- Procure sempre fazer o pedido e efetuar o pagamento pelo aplicativo;
- Manter uma distância mínima de 1,5m do entregador;
- Receba o pedido e coloque em um local limpo;
- Se o pagamento for efetuado na maquineta de cartão, evite que o entregador manuseie o cartão. Higienizar em seguida as mãos com água e sabão líquido e o cartão com álcool 70%;
Caso o pagamento for realizado com dinheiro, lave imediatamente as mãos com água e sabão líquido e seque, de preferência, com papel-toalha.
- Retirar o alimento da embalagem e coloque em um utensílio de casa;
- Jogue todas as embalagens no lixo;
- Lavar bem as mãos antes de consumir a refeição;
- Sempre higienizar as superfícies que tiveram contato com as embalagens ou as mercadorias entregues com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para um litro de água.
Serviço
Caso encontre alguma irregularidade e precise denunciar, o cidadão ou cidadã deve ligar para 153 ou para Secretaria Municipal de Saúde, no telefone (88) 3586-8000 - Ramal 247 (Vigilância Sanitária).

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