Banner Governo do Estado

RADIO

terça-feira, 14 de abril de 2020

Prefeitura de Fortaleza finaliza a entrega de 140 leitos nas UPAs até amanhã





A Prefeitura de Fortaleza continua trabalhando para adequar e ampliar a assistência à saúde em época de Covid-19. O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã desta segunda-feira (13/04), o anexo da UPA do Jangurussu (São Cristovão), onde 40 vagas serão entregues nesta terça-feira (14/04). No mesmo dia, a UPA do Bom Jardim recebe 20 novos leitos. Já na quarta-feira (15/04), serão inaugurados 40 leitos na UPA do Itaperi, finalizando o processo de ampliação e adequação das Unidades. Além disso, já foram abertos 20 leitos na UPA do Edson Queiroz (Dendê) e 20 na UPA do Vila Velha.

 “Com isso, são 140 leitos a mais. E a boa notícia é que, nesta semana, com os kits de exames rápidos que chegaram, a gente vai conseguir testar os pacientes dentro das UPAs. Caso o paciente tenha um quadro gripal e tenha a confirmação do Covid-19, ele vai entrar num protocolo de assistência clínico distinto e, eventualmente, dependendo dos sintomas, pode ser transferido para uma outra unidade hospitalar", explicou Roberto Cláudio, que ressaltou também o aumento de profissionais da saúde nas unidades e a estrutura de apoio dispobilizada nos locais.

Segundo Roberto Cláudio, a construção de anexos em cinco das seis UPAs municipais vai permitir a menor contaminação hospitalar dentro do ambiente das Unidades. "Como várias pessoas procuram por outro sintoma também, como uma enxaqueca, pressão alta, glicose elevada, ao construirmos esse anexo separado, nós protegemos os pacientes com outros sinais e sintomas que procuram a UPA. Dessa maneira, reduzimos o risco de infecção hospitalar", declarou. 

Últimas notícias