domingo, 5 de abril de 2020

Laboratório da UFC ganha certificação e será novo local de testagem para Covid-19


A Universidade Federal do Ceará (UFC) passará a realizar testes para o diagnóstico de coronavírus em Fortaleza, reforçando os locais de testagem no Ceará. A instituição foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O testes para a Covid-19 serão realizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizado no bairro Rodolfo Teófilo. Serão utilizados quatro equipamentos de termocicladores, as chamadas máquinas de PCR, em tempo real. A instituição divulgou a novidade na noite deste sábado, 4.

"Esta é mais uma ação do NPDM/UFC em busca de acelerar o processo de detecção da Covid-19 no Ceará", diz a universidade. Em março, o NPDM e o Labomar, também da UFC, emprestaram equipamentos de testagem ao Lacen.

De acordo com a UFC, o empréstimo aumentou o número de exames para 320 testes por dia. Com a habilitação do NPDM, o número deve aumentar. Atualmente, laboratórios particulares e o Lacen fazem testagem.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, informou durante entrevista coletiva por videoconferência na última quinta-feira, 2, o Ceará chega a testar 400 amostras suspeitas de coronavírus por dia. A meta é, nesta próxima semana, aumentar o número diário para 600. Até este sábado, 745 casos e 23 mortes por Covid-19 foram confirmados no Estado.

(O Povo)

Últimas notícias