quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A chuva no Ceará


A Funceme registrou precipitações em pelo menos 31 municípios. Os dados serão atualizados pelo órgão no decorrer desta quinta-feira (2).

A maior precipitação computada pelo órgão foi em Pedra Branca com 57 milímetros. Além de Fortaleza, maior registro ocorreu na cidade de Russas (Vale do Jaguaribe) com 30 milímetros e Aquiraz na Região Metropolitana com 27 milímetros. Em seguida em Barro, na Região Centro-Sul, com 25 milímetros, Pindoretama (Grande Fortaleza), com 24 milímetros e Redenção (23,4 milímetros).

O Estado do Ceará segue com áreas de instabilidade associadas à expressiva umidade relativa do ar e também à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos (Níveis), que encontra-se centrado sobre a Bahia. De acordo com os meteorologistas do órgão, como a borda norte deste sistema meteorológico está passando pelo Ceará, o cenário acaba sendo favorável a precipitações.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Pedra Branca (Posto: Capitao Mor) : 57.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 38.2 mm
Russas (Posto: Sitio Campo Limpo) : 30.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 27.0 mm
Barro (Posto: Monte Alegre) : 25.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 24.0 mm
Redenção (Posto: Acude Acarape Do Meio) : 23.4 mm
Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 22.4 mm
Caucaia (Posto: Sitios Novos) : 14.0 mm
Russas (Posto: Russas) : 11.2 mm

Previsão para os próximos dias no Estado

A previsão da Funceme para esta quinta-feira é de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri.

Nas demais regiões, possibilidade de chuva. Para sexta-feira (3) de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Sul. E para sábado (4), nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sul.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que a máxima prevista para o Estado é de 36ºC e a mínima de 19ºC. Umidade mínima de 30% e máxima de 95%.

Últimas notícias