segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Reitor da URCA é empossado presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses


O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Francisco do O’ Lima Júnior, tomou posse na última sexta-feira, 24, em Fortaleza, como Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), sucedendo o Reitor Fabianno Cavalcante, da Universidade Vale do Acaraú (UVA). A posse aconteceu durante reunião do CRUC.

O Vice-Presidente é o Professor Alexandre Cunha Costa, Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A solenidade contou com a presença de reitores das Universidades estaduais, além do Secretário da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda. 

Antes do Professor Lima Júnior, a presidência do CRUC já foi ocupada pela Reitora, Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, e pelo Reitor, Professor Patrício Melo. O CRUC é formado por 8 universidades do Ceará: URCA, UVA, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Conforme o Reitor Lima Júnior, é o Conselho representativo das IES cearenses e tem como um dos objetivos, conglomerado questões relativas ao ensino superior do Estado e estratégias de seu fortalecimento e integração. A URCA mais uma vez se destaca no contexto das universidades cearenses, assumindo à frente do CRUC, durante um ano de mandato, em 2020. O Reitor da URCA assume posição destacada para o fortalecimento das Universidades.  A posse foi acompanhada por Pró-Reitores da URCA, além de diretores de centro e coordenadores de cursos da Instituição, em Fortaleza. 

Segundo o Reitor Lima Júnior, o seu compromisso, junto com o vice, será pelo fortalecimento do Conselho, aprimorando seus elos com o conjunto de dinâmicas transformadoras no Ceará, dialogando com outras organizações representativas, expandindo seu papel como agentes da inclusão inovadora através do conhecimento e, acima de tudo, mantendo guarda na garantia do fiel cumprimento dos pressupostos básicos da democracia, da cidadania plena e dos direitos humanos fundamentais.

A nova diretoria foi empossada para o mandato do período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, de acordo com os critérios previstos no Estatuto CRUC. O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará com o apoio das universidades: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).



O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) participa de outros conselhos estaduais: Conselho de Políticas Públicas e o Conselho de Educação.

Últimas notícias