quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Crato: Ações de saúde motivam a comunidade a procurar informações e atendimentos preventivos

No intuito de promover atendimentos especializados e disponibilizar informações relevantes acerca da saúde mental e da hanseníase, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas atividades relacionadas as campanhas nacionais Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (hanseníase).

Na manhã dessa terça-feira (28), a partir das 8h, foi realizada ação educativa no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Muriti. Na ocasião, a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Claudia Varela, falou dos tabus que envolvem as questões de saúde mental e da hanseníase, e a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Muriti I, Tatiane Lavôr, falou sobre cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Para Luzia Silva, de 66 anos, foi um momento muito rico em informações. "Aprendi muita coisa que não sabia. Agora entendo que é importante e que podemos nos prevenir", destacou.

Também foram feitas aferições de pressão arterial, rastreamentos de hipertensão, diabetes e medições de peso e altura.

Ainda, pela manhã, foram realizadas ações no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Escola Maria Yara de Brito Gonçalves, atendimentos de prevenção e cuidados com a hanseníase e uma palestra educativa sobre direitos da gestante. As atividades foram conduzidas pela enfermeira Cynthia Nobre e pelo farmacêutico Ícaro Amâncio, auxiliados pelas alunas da residência profissional em saúde da Universidade Regional do Cariri (URCA), Maria Carolina Profissional e Luciana Nunes, ambas do curso de Educação Física.

E as ações seguem até o fim do mês: no próximo dia 30, às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Dom Quintino; e ás 9h, ação sobre saúde mental na UBS Amélia Pinheiro, no Bairro Gisélia Pinheiro (Batateira). Dia 31, às 8h, ação sobre hanseníase acontece na UBS da Vila Padre Cícero.

Últimas notícias