quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Primeiro dia de atendimento na UBS Palmeiral agrada a população


Dona Maria José chegou no início do expediente da manhã à Unidade de Saúde Dra. Marinila Munguba Macêdo, no Palmeiral. Fez sua ficha para o atendimento médico e, enquanto aguardava a sua vez, papeou um pouco com os vizinhos que estavam no local. A novidade era o novo posto de saúde do bairro e a facilidade de acesso que ele proporcionava.

Ela contou que antes procurava o Posto da Grota, no bairro Alto da Penha, “do outro lado da cidade”. Para ela, o novo equipamento veio em boa hora e para facilitar a vida dos moradores do Palmeiral e dos bairros vizinhos. “Estou achando ótimo. Cheguei aqui e fui bem atendida, um pessoal bem legal e perto de casa”, comemorou.

A moradora Viviane da Paz, 23 anos, cuidadora de idosos, comemorou a conquista do novo equipamento. Ela cuida dos avós de 86 e 93 anos e tem um filho pequeno, ambos precisam de atenção diferenciada devido à peculiaridade da idade. A avó tem pressão alta e é preciso acompanhar a aferição. Já o filho, de vez em quando adoece. A dificuldade era transportá-los para o atendimento em outros locais.

“Depois de quase quatro anos fechado, o posto agora está funcionando e estamos muito felizes. Eles já vieram aqui ‘medir’ a pressão dela. Hoje estou com meu filho. Foi muito bom. Agradeço ao prefeito e todos que colaboraram para a abertura do posto de saúde”, afirmou Viviane.
A enfermeira Ana Lígia Brito fez um balanço positivo nesse primeiro dia de atendimento. Pouco mais de 10 pessoas compareceram ao local à procura do médico. “Estamos atendendo a livre demanda da população. Como antes eles não tinham posto, aos poucos eles vão se acostumando e entrando na rotina”, comentou.

Apesar dos moradores já serem cadastrados na Secretaria de Saúde, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde, aos poucos, vão estar realizando a atualização e abertura de prontuários para cada cidadão que procurar a unidade. A população a ser atendida pela nova UBS é de cerca de 700 famílias, que engloba 2.300 pessoas em média.

A UBS Dra. Marinila Munguba, como uma unidade de atenção básica à saúde, oferece serviços nas especialidades básicas: assistência médica, de enfermagem e odontológica, fornecimento de medicamentos essenciais. As UBSs são porta de entrada preferencial da Rede de Atenção e desempenham papel central na garantia à população do acesso a atenção à saúde de qualidade.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias