sexta-feira, 4 de maio de 2018

Projeto do deputado Agenor Neto cria censo para autistas


Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (AL/CE) proposta que cria o programa Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares. O projeto visa identificar, mapear e cadastrar o perfil sócio-econômico-étnico-cultural das pessoas com esses transtornos e seus familiares, com vistas ao direcionamento das políticas públicas de saúde, educação, trabalho e lazer desse segmento social. O programa realizar-se-á a cada dois anos devendo conter mecanismos de atualização mediante auto cadastramento.
Para o deputado estadual Agenor Neto, autor da proposta, a efetivação dos direitos das pessoas com autismo depende de muitas outras ações do Estado, mas todas dependerão da capacidade de conhecer a realidade que se pretender alterar. “Conhecer a condição social, a faixa de renda, a escolaridade, o grau em que o transtorno se manifesta, são fatores essenciais para o desenho de qualquer política pública nessa área”, disse o deputado.
Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de dois milhões de autistas. Segundo especialistas, em muitos países, as pessoas com autismo não têm acesso a serviços que o favorecem, em condições de igualdade com os outros; direito à saúde, educação, emprego e vida em comunidade, por exemplo.
-

Últimas notícias