quinta-feira, 8 de maio de 2025

Leo Couto quer capacitar população mais vulnerável em programação, jogos digitais e inteligência artificial

Érika Fonseca/CMFor/Divulgação


Começou a tramitar na Câmara de Fortaleza o projeto de lei 232/2025, do presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), para criar o Programa de Letramento Digital em Fortaleza.

O programa tem o objetivo de capacitar a população mais vulnerável em áreas como programação, jogos digitais e inteligência artificial. O setor vem crescendo em Fortaleza e em todo o Ceará diante dos investimentos estaduais e internacionais em inovação e tecnologia no Estado, em especial no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

“O uso adequado das novas tecnologias não só pode ser valoroso para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, como igualmente vem se tornando fonte de oportunidade de negócios e geração de renda para inúmeras famílias”, afirmou Leo Couto.

O projeto quer a promoção da inclusão digital para reduzir desigualdades tecnológicas por meio da capacitação de jovens em áreas estratégicas para o mercado de trabalho. A matéria visa ainda estimular a criatividade e o pensamento crítico, o empreendedorismo tecnológico, a criação de startups inovadoras nas 12 Regionais e estabelecer parcerias público-privadas para garantir a infraestrutura adequada, material didático atualizado e instrutores qualificados para a execução do programa.

O programa, segundo o projeto, deverá ofertar cursos gratuitos de Programação, Jogos Digitais e Inteligência Artificial, com certificação reconhecida pelo mercado.

Também deverá criar laboratórios tecnológicos equipados para a prática de atividades computacionais e projetos de inovação; por meio de instituições de ensino, empresas de tecnologia e entidades do terceiro setor, assim como a promoção de eventos, hacktathons e desafios de inovação para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Também deverão ser disponibilizadas bolsas de estudos e estágios para os participantes com melhor desempenho e programas de formação de professores e gestores da rede pública, para desenvolver novas metodologias de ensino e aprendizagem, integrando as tecnologias digitais aos processos educativos.

O projeto foi lido nesta quinta-feira (8) no Plenário e foi encaminhado para as comissões.

Últimas notícias