![]() |
Divulgação/CMFor |
Medida deve reduzir em 40% a utilização de papel nos processos internos da Casa já no primeiro mês
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), lançou, nesta quarta-feira (14), a plataforma "CMFor 360" — ferramenta responsável por fazer a transição dos processos administrativos e legislativos do formato impresso para o digital na Casa.
O novo sistema busca otimizar os fluxos processuais da Câmara por meio da digitalização, o que possibilitará uma redução de até 40% na utilização do papel físico no primeiro mês de funcionamento. A iniciativa representa um avanço significativo na modernização, sustentabilidade e transparência das atividades do Parlamento da Capital cearense.
Segundo Leo Couto, a meta inicial foi elaborada com base nos encaminhamentos protocolares necessários sob responsabilidade do presidente e do Departamento Legislativo, como a inclusão de matérias em pauta para início de tramitação ou na ordem do dia. Até o fim do ano, o objetivo é digitalizar 100% dos processos e reduzir todo o uso de papel nos procedimentos internos.
"A nossa meta é zerar o uso de papel até o fim do ano em todos os processos administrativo e legislativo da Casa. Vale destacar que a plataforma foi testada e desenvolvida pela nossa equipe de Tecnologia da Informação, sob coordenação do servidor Henrique Mota, atendendo aos mais altos critérios de segurança e proteção de dados, com criptografia, controle de acesso e rastreabilidade", destacou Leo Couto.
Por meio da CMFor 360, os vereadores poderão protocolar matérias digitalmente, com assinatura eletrônica criptografada por senha, bem como subscrever projetos de seus pares. Além disso, eles poderão monitorar o andamento das proposições em tempo real e definir alertas de notificações.
As inovações irão dar mais transparência à população sobre as políticas públicas em discussão na Câmara de Fortaleza, além de agilizar a disponibilização das matérias no site da CMFor assim que forem protocoladas.
MaraIA
A plataforma disponibiliza, ainda, uma Inteligência Artificial adaptada, denominada de MaraIA, para apresentar resumos e principais pontos dos projetos em tempo.
"A medida vai evitar que o vereador confunda matérias pela numeração. Devido ao volume, eles comumente perguntam sobre o que trata o 'projeto de número x', mesmo após já terem analisado o texto. Agora, eles poderão pedir à MaraIA um resumo em tempo real pelo número da proposição, minimizando quaisquer equívocos", frisou Leo Couto.
O sistema será disponibilizado aos vereadores, assessores parlamentares e servidores administrativos da Câmara de Fortaleza.