segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Prefeitura do Crato recebe mais dez viaturas para fortalecimento da segurança


A Prefeitura do Crato segue fortalecendo a segurança pública do município. Na sexta-feira, 23, foram entregues 10 novas viaturas ao Departamento Municipal de Trânsito - Demutran - e à Guarda Civil Metropolitana - GCM. A solenidade de entrega foi realizada no Paço Municipal, com a presença do Prefeito Zé Ailton Brasil e do Vice-prefeito, André Barreto.

As viaturas são compostas por 2 carros e 4 motos para o Demutran, 3 motos para a GCM e 1 moto para o Centro Integrado de Operações de Emergências Municipais - CIOEM - e representam investimentos de R$ 540 mil. Desse total, cerca de R$ 120 mil são de emendas impositivas dos veradores Luís Carlos Saraiva, Mariângela Bandeira, Marquim do Povão, Marconde da Vila e do presidente da Casa Legislativa, Florisval Coriolano.

"Vamos investir ainda mais na segurança pública. Já estamos autorizando a compra de mais motos e de uma Hylux. Queremos renovar toda a frota. Outro objetivo é ampliar a sinalização das vias, buscando tornar o trânsito mais seguro", afirmou o Prefeito.

Além das melhorias em termos de equipamentos, Zé Ailton ressaltou a importância de aumentar o efetivo lembrando que, na última quarta-feira, foram empossados 43 guardas civis. "Prezamos também pela capacitação desses servidores e pela motivação deles, através do Plano de Cargos e Carreiras", acrescentou o gestor municipal.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, "agora o efetivo da GCM é de 250 homens e mulheres e do Demutran é de 35, mas há uma perspectiva de serem engajados mais sete agentes de trânsito, assim como há uma segunda turma de GCMs sendo formada".

PReVio

No âmbito do fortalecimento da segurança púbica, o Prefeito Zé Ailton Brasil ainda falou que "o Governo do Estado está criando o PReVio, um sistema de monitoramento, e um bairro do Crato servirá de piloto."

A abertura do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PReVio - aconteceu em setembro, quando foi instalado o Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico, que tem como um dos objetivos monitorar indicadores e índices de violência e vulnerabilidades, focando na prevenção.

Zé Ailton Brasil é o presidente do Comitê, formado por representantes do Tribunal de Justiça do Ceará; Ministério Público; Defensoria Pública; Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará; Polícias Civil e Militar; Delegacia de Defesa da Mulher; Perícia Forense do Ceará; Prefeitura Municipal do Crato; e Assessoria Especial do Gabinete da Governadoria do Estado do Ceará.

Últimas notícias