quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Bolsonaro nomeia comandante do Exército escolhido por Lula


O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a nomeação do novo comandante do Exército. Júlio Cesar de Arruda foi escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A troca da chefia militar foi divulgada nesta 4ª feira (28. Dez). Quem deixa o comando é Marco Antônio Freire Gomes.

Por ora, César de Arruda foi direcionado para ocupar o posto de maneira interina. A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, a partir do domingo (1. Jan), dia da posse do petista.

O novo governo espera que a antecipação tenha impacto no tratamento dado aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que estão acampados perto do quartel-general do Exército em Brasília. No começo da semana, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, classificou os acampamentos como "incubadoras de terroristas e de atos violentos".

Nesta 5ª feira (29. Dez) deve ocorrer a transmissão de cargo na Marinha, quando o almirante Marcos Sampaio Olsen deve ser oficializado. Já na Aeronáutica, a troca será feita em janeiro de 2023. O atual comandante, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, será substituído pelo brigadeiro Marcelo Damasceno.

Últimas notícias