quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Previsão aponta que Ceará pode ter chuva acima da média na quadra chuvosa

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, nesta quinta-feira, 20, a primeira previsão de chuva para a quadra chuvosa. Em 17 de dezembro de 2021, uma reunião de Análise e Previsão Climática, realizada realizada na cidade de Cachoeira Paulista (SP), apontou para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal no Ceará. 

Os modelos de previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022 realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  são coincidentes com esta previsão. 

Andréia Ramos é meteorologista do Cptec e confirmou o quadro favorável de “chuvas acima da média na região Oeste (Sertões de Crateús e dos Inhamuns) e Sul (Cariri) do Ceará acima da média e nas demais áreas dentro da média” para os três primeiros meses do ano. “Estimamos em 80% as chances de chuvas acima da categoria normal neste período”.

De acordo com os dados divulgados em redes sociais do Cptec, há 81% de chance de permanência do sistema La Niña no primeiro trimestre de 2022; 19% de ocorrência de neutralidade e nenhuma de El Niño. 

O POVO



Últimas notícias