terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Danniel Oliveira critica uso de termelétricas e pede redução da tarifa de luz


O alto preço da conta de energia elétrica, que no último ano sofreu um aumento de mais de 20%, motivou o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) a publicar uma nota criticando o uso contínuo de usinas termelétricas. Segundo o parlamentar, com o aumento da capacidade dos reservatórios, é possível voltar a priorizar a energia produzida em usinas hidrelétricas, cujo custo é mais barato.

Para Danniel, é preciso pressionar o Governo Federal e articular formas para reduzir o valor da tarifa de luz para o consumidor final. "Por que continuamos a pagar o preço mais caro, enquanto há uma alternativa mais barata e sustentável? Precisamos cobrar do Governo Federal uma posição e atitude", destaca o deputado.


Leia a nota completa:

O que ainda justifica o alto preço da conta de luz?


Devido à estiagem do ano passado e a redução dos níveis de água nos reservatórios brasileiros, o Governo Federal optou por aumentar o uso de usinas termelétricas para garantir o abastecimento de energia. A medida foi justificável, mas resultou em um grande peso para o orçamento da nossa população. O custo da produção de energia nas termelétricas é três vezes mais caro do que nas usinas hidrelétricas, o que ocasionou em um aumento de mais de 20% na tarifa de luz. Porém, com as chuvas no início deste ano, o cenário vem mudando e a capacidade dos reservatórios hidrelétricos no Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, está acima de 70%. Apesar disso, nossa principal fonte de energia continua sendo as usinas termelétricas. O que justifica isso? Por que não aumentar o uso da energia produzida nas hidrelétricas? Por que continuamos a pagar o preço mais caro, enquanto há uma alternativa mais barata e sustentável? Precisamos cobrar do Governo Federal uma posição e atitude. Os contratos realizados com as usinas devem ser renegociados para que uma transição inicie imediatamente, fazendo com que as companhias elétricas baixem o custo da energia para o consumidor final, principalmente aqui no nosso Ceará. Não há tempo a perder enquanto a população paga o preço mais caro. Os cidadãos já foram muito penalizados com constantes aumentos e precisam de um alívio, com urgência.

Últimas notícias