sábado, 29 de janeiro de 2022

Secretaria de Saúde de Barbalha orienta moradores do Sítio Mata dos Lima no combate ao mosquito aedes aegypti


 O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Barbalha realizou na manhã desta sexta-feira, 28, uma ação educativa na localidade Sítio Mata dos Lima. A ação aconteceu de forma integrada envolvendo o Setor de Endemias, equipes da Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Sítio Mata dos Lima e de membros do Programa Bolsa Jovem Barbalha.


As equipes percorreram cerca de 40 quarteirões da localidade, conversando com os moradores e explicando sobre as formas de combater a procriação das larvas do mosquito. Na oportunidade, também foram distribuídos panfletos e a veiculação de carro som com a transmissão de orientações sobre formas de combater a larva e o mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças Zika, Chikungunha e Dengue.


O período de chuvas propicia a proliferação do Mosquito Aedes Aegypt, causador das doenças, devido ao acúmulo de água em calhas, caixas d’água e outros reservatórios, além de materiais descartados em terrenos baldios e quintais. Para diminuir os casos de dengue em Barbalha, o Setor de Endemias faz a orientação da população através de visitas sistemáticas de agentes nas comunidades e residências em busca de possíveis focos.


Medidas de prevenção


Os ovos do inseto ficam viáveis por até um ano no local onde foram depositados e, em qualquer contato com a água, eles podem eclodir e liberar as larvas do mosquito. Para evitar que isso aconteça, o ideal é verificar, pelo menos uma vez por semana, os locais que podem acumular água como vasos de plantas, baldes, pneus, garrafas, entre outros.


Também é importante limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado, tirar água dos pratos de plantas e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo.


Depósitos de água, como caixas, tonéis, tambores e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água devem ser tampados. Os quintais devem ser sempre averiguados, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinhas de garrafa, folhas e sacolas plásticas. Manter sempre limpas e escovadas as vasilhas de água e comida de animais, pratos e vasos de plantas.

Últimas notícias