sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Em nota, Guimarães revela ser contra o fechamento das agências do INSS no interior do Estado


2020 mal começou e o Governo Federal continua a sua escalada contra o estado de bem-estar social e as políticas assistenciais resultantes de anos e anos de lutas da população. Desta vez, está em jogo o futuro daqueles que dependem da concessão de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, articulam o fechamento de agências espalhadas por todo o país, inclusive, no interior do Ceará. É mais uma cartada que prejudicará a vida de cearenses que dependem desses postos de atendimento localizados nas proximidades de suas residências.

Estamos falando de idosos, deficientes e acidentados que precisarão se deslocar para as capitais brasileiras para usufruir de um atendimento previsto em lei. É um absurdo, não só pela falta de condições financeiras dessa população, mas também porque o INSS acumula uma alta fila de benefícios que precisam ser liberados. Em suma, o fechamento de postos vai atrasar os pagamentos, diminuir postos de trabalho e dificultar o acesso dos beneficiários.

Nas gestões petistas, Lula e Dilma realizaram um primoroso processo de expansão das agências do INSS pelo Brasil. Foi um ato de justiça social que aproximou a Previdência dos mais pobres.  Além de reduzir filas, causou um impacto significativo na economia de municípios pequenos a partir da concessão de aposentadorias e outros benefícios. O fechamento de agências previsto por Bolsonaro e Guedes vai dificultar o acesso e se somará a outras medidas que prejudicam a vida dos mais pobres.

Acreditem: do que depender da bancada do PT na Câmara, tamanho retrocesso não terá vez! Lutaremos bravamente para impedir esse projeto de desmonte do bem-estar social construído pela Constituição de 88 e consolidado nos governos petistas.

(José Guimarães, deputado federal (PT-CE)

Últimas notícias