quarta-feira, 23 de maio de 2018

Petrobras anuncia redução de 10% no diesel

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou na noite desta quarta-feira (23) a redução de 10% no diesel nas refinarias e disse que vai manter a redução por 15 dias. A redução representa menos R$ 0,26 no litro do diesel.
"É uma medida de caráter excepcional. Não representa uma mudança de política de preço da empresa", disse Parente em entrevista coletiva. "São 15 dias para que o governo converse com os caminheiros."
Ao justificar a decisão, Parente afirmou que "num momento como esse é importante que as partes tenham é reajam com boa vontade, como a Petrobras fez."
O presidente Michel Temer foi informado momentos antes da coletiva de imprensa da Petrobras sobre redução do preço do diesel.
"Não foi uma decisão fácil. Não foi uma decisão simples. Mas eu tenho serenidade em dizer que tenho horror a dogmas", disse Parente. "Não tivemos pressões do governo ou de movimentos sociais. Estamos fazendo uma avaliação realista da situação do país."
Na terça-feira, Parente se reuniu em Brasília com os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco, e garantiu que a política de reajustes dos preços de combustíveis da empresa não seria alterada.
Protestos se espalharam
A subida do preço do combustível nas útimas semanas provocou uma série de manifestações no país. Nesta quarta-feira, a manifestação entrou no terceiro dia e os caminhoneiros bloquearam estrada em 23 estados e no Distrito Federal.
Congestionamento na Rodovia Fernão Dias, na chegada em São Paulo, por causa de manifestação de caminhoneiros (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os protestos dificultaram o escoamento e a exportação de diversos produtos e o funcionamento de serviços básicos: supermercados já reclamavam de desabastecimento; empresas de ônibus reduziram a frota; e a Infraero informou que cinco aeroportos tinham combustível suficiente para abastecer as aeronaves somente até esta quarta-feira.
Antes do anúncio da Petrobrás, o governo tinha como principal proposta para acabar com o protesto costurar um acordo com o Congresso Nacional para eliminar um dos tributos que incidem sobre o diesel. A condição era que o Poder Legislativo aprovasse o projeto de reoneração da folha de pagamento das empresas - a votação ainda não tem data confirmada.
Dessa forma, na prática, se Câmara e Senado aprovarem a proposta da reoneração, a União teria aumento nas receitas e, em troca, iria zerar a Cide que incide sobre o diesel. Segundo o Ministério da Fazenda, a atual alíquota do tributo representa R$ 0,05 por litro do diesel.
Temer pediu trégua
Mais cedo, o presidente Michel Temer pediu "trégua" de dois ou três dias aos caminhoneiros para encontrar uma "solução satisfatória" sobre o preço dos combustíveis.
Durante a fala de Temer com o pedido, uma reunião da Casa Civil com representantes de caminhoneiros ocorria sem sucesso.
(Portal G1)

Últimas notícias