quarta-feira, 2 de maio de 2018

Pesquisadores da Urca apresentam novo gênero de camarão nesta quarta-feira (2)

O Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Geopark Araripe, realizam coletiva de imprensa para apresentação de um novo gênero e nova espécie de camarão planctonico da família Luciferidae, hoje, dia 2 de maio, às 9h, no Auditório do Mestrado de Bioprospecção Molecular, no campus do Pimenta II, da Instituição, em Crato.
Luciferidea é uma família de camarões diminutos de regiões marinhas com apenas 7 espécies viventes divididas em dois gêneros. As principais características deste grupo são a sua bioluminêscencia, ausência de branquias e redução de pereiopodes (patas). Esta descoberta representa o primeiro achado de fósseis desta família para o mundo, fato surpreendente, por tratar-se de animais muito pequenos e delicados, consequentemente de difícil preservação.
A Bacia do Sedimentar do Araripe teve um período sob influência marinha há cerca de 110 milhões de anos. No entanto, a presença de fósseis tipicamente de áreas de mar aberto é um fato que ainda não havia sido registrado para área. Desta forma, a ocorrência desta espécie pode ser indicativo de chegada abrupta de águas oceânicas por ocasião de tsunamis, por exemplo.

Últimas notícias