quinta-feira, 10 de maio de 2018

Neste sábado - Crato realiza Dia D de vacinação contra a gripe


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunica à população que no próximo sábado, dia 12, será realizado na cidade, o Dia D de Vacinação contra a Gripe.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Danielle de Norões, as vacinas estarão disponíveis em 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Unidades de Referência e quatro postos volantes que funcionarão das 8h à 12h, na Praça Siqueira Campos, Mirandão e nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida I e II. “Nas UBS e nas Unidades de Referência os postos irão funcionar das 8h às 17h, na zona urbana e na zona rural o atendimento será das 8h às 14h”, explica.
Desde o último dia 17 de abril que a vacina contra Influenza tipo A e B está disponível no Centro de Especialidades do Crato (Posto da Grota), no Centro de Saúde Teodorico Teles, e no PAM (Posto de Assistência Médica).
A imunização acontece até o próximo dia 26 de maio. Sendo o Dia D, neste sábado, 12. O público alvo são crianças de 06 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres no período puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardíacas, portadores de Síndrome de Down, autismo, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
É necessário a apresentação de comprovante para o recebimento da dose, por exemplo, portadores de doenças podem apresentar alguma declaração médica.
Para crianças de 6 meses a 2 anos de idade e de 3 a 8 anos de idade, a vacina é aplicada em duas doses. Com intervalo obrigatório de um mês entre uma e outra. Para crianças a partir de 9 anos e adultos no geral, a aplicação é feita em dose única.
A vacina contra a gripe do tipo A e B é contraindicada apenas para pacientes que já apresentaram algum tipo de alergia, ou que apresentem algum tipo de alergia a qualquer componente da vacina e pacientes que tenham alergia ao ovo de galinha.
As pessoas que se imunizam contra a influenza, não necessariamente apresentam reações adversas, contudo, o paciente que sentir qualquer reação colateral deve se encaminhar a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento médico.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias