O deputado Guimarães ressaltou a importância do diálogo direto entre o Governo Federal e as prefeituras cearenses.
“O objetivo desse encontro é dialogar sobre o que já estamos realizando no Ceará e sobre o que podemos avançar ainda mais, especialmente com vistas ao ano de 2026. É uma articulação que valoriza o municipalismo brasileiro. É fundamental que todos possam se aproximar do poder central sem precisar de intermediários”, disse.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou o processo de reconstrução dos programas federais.
“Quando iniciamos o governo em 2023, todos os programas estavam praticamente desestruturados. Tínhamos muita dificuldade de contato com prefeitos e governadores, e de fazer as coisas funcionarem. Havia na gestão anterior uma outra visão do Estado brasileiro, que não estava presente no dia a dia das gestões municipais, no cotidiano da população. Tivemos de reconstruir os projetos e programas que existiam desde 2003 e que fizeram toda a diferença na vida das pessoas, no desenvolvimento do país e no desenvolvimento regional”, afirmou a ministra.
Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados à execução de obras e à elaboração de novos projetos, com destaque para o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). No Ceará, o programa prevê investimentos de R$ 48 bilhões até 2030, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento do estado.