sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Reunidos em Orós - "Profetas" das chuvas apontam fortes chuvas para o Ceará


Com início da quadra chuvosa no Ceará prevista para fevereiro a maio, agricultores e os "profetas" da chuva, reunidos nesta quinta (5), em Orós, na Região Centro Sul, preveem boas chuvas neste ano em todo estado. O grupo de observadores apresentou suas experiências que indicam, de forma consensual para muitas chuvas.

Neste sábado, 8, será realizado na cidade de Quixadá, no Sertão Central, o Encontro dos Profetas de Chuva. O evento que neste ano chega à sua 26ª edição será promovido de forma híbrida – limitado a 250 pessoas presentes – e por meio de redes sociais, a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade Cisne.

Funceme

Na segunda quinzena deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta o primeiro prognóstico de chuva para o trimestre fevereiro a abril.

Os modelos de previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022, realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), são coincidentes e apontam para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal.

Últimas notícias