terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Prefeitura de Juazeiro anuncia esta semana, empresa vencedora da licitação do lixo


O nome da empresa que será responsável pela limpeza pública e coleta de lixo em Juazeiro do Norte deve ser divulgado ainda esta semana. A comissão permanente de licitação previa divulgar a vencedora do processo ainda em dezembro, mas esbarrou na quantidade de documentos e na conferência de preços analisados. Com isso, a licitação segue em andamento. Na última semana de 2021, a comissão abriu os envelopes com documentação, propostas de trabalho e, sobretudo, financeiras. Historicamente, a limpeza urbana tem sido um dos principais gargalos das últimas administrações em Juazeiro do Norte. Ações na Justiça visam reparar contratos apontados como fraudulentos e alguns prefeitos já foram responsabilizados judicialmente.

A nova previsão é de que o anúncio da empresa contratada seja feito na quinta-feira (6). Das 40 empresas que apresentaram propostas, 34 estão habilitadas para análise de documentos e propostas de preços. “De princípio, acreditamos que seria possível divulgar a empresa vencedora no dia 27 de dezembro, porém, a análise das propostas vem demandando mais tempo. Estamos nesta fase, atualmente. As propostas estão sendo observadas, a fim de perceber qual delas apresenta o menor valor, sem negligenciar todos os itens de serviços que são previstos em edital”, afirma a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

A licitação é acompanhada pela Procuradoria-geral do Município. O titular da pasta, Walberton Carneiro, esclarece que a empresa vencedora da licitação terá 15 dias para assumir as funções para as quais será contratada. Ele detalha que as organizações que discordarem do resultado do processo terão o prazo de cinco dias para apresentar recursos. “Depois da análise de cada recurso, de fato, definimos qual empresa vai prestar o serviço de limpeza pública em Juazeiro do Norte. Colocando em números, acredito que, no máximo em 10, 12 ou 15 dias úteis já teremos essa empresa consolidada”, ressalta Walberton Carneiro.

A Câmara Municipal, cuja oposição ocupa a maior bancada, fiscaliza a licitação. “Isso é importante para a grandeza e o respaldo da Prefeitura e, também, da licitação. Juazeiro é uma cidade grande e devemos colocar uma empresa que venha a fazer o serviço com qualidade”, considera o presidente do Legislativo, William Basílio (Bilinha, do PMN). O presidente da Comissão de Licitação, Uelton Cardoso, explica que a fase atual consiste na conferência dos preços propostos pelas 34 empresas, o que tem demandado maior tempo de avaliação. 

“As propostas de preços têm toda uma composição, onde lá soma o valor mensal e, posteriormente, o valor global”, conta Uelton. Ele frisa que outros setores da Prefeitura, a exemplo de um corpo técnico de profissionais da Secretaria de Infraestrutura, participam da análise dos preços. Ainda conforme o presidente da licitação, a empresa que apresentar a menor proposta não necessariamente será declarada vencedora. “A proposta tem toda uma composição de itens. Então, uma empresa que suprimir um item desses naturalmente vai estar desclassificada a sua proposta. Por isso, a gente leva um tempo para conferir toda a documentação, toda a composição de itens, que é uma coisa minuciosa, para dar um julgamento correto”, finaliza Uelton. (Robson Roque\Jornal do Cariri)

Últimas notícias