quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Ceará tem 40% de chance de receber chuvas acima da média nos próximos três meses, diz Funceme

 
De fevereiro a abril, meses iniciais da quadra chuvosa, o Ceará tem 40% de probabilidade de registrar precipitações acima da média histórica para o período e outros 40% dentro da média. Há, ainda, 20% de chance de chover abaixo da média. 

O prognóstico climático foi divulgado na manhã desta quinta-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que classifica os níveis de chuva para o trimestre da seguinte forma:

Abaixo do normal - acumulado inferior a 433 milímetros;

Dentro do normal - 433 milímetros a 587 milímetros;

Acima do normal - volume ultrapassa 587,1  milímetros.

A média normal climatológica para o período (fev/mar/abr) é de 510,1 milímetros. Já a classificação acima da média é a partir de 587,1 milímetros. O limite entre esses dois indicadores forma a previsão em torno da média, que pode ir de 433 mm a 587 mm.

"Podemos ter um ano dentro da normalidade. Temos 40% de probabilidade para ser acima da média. Pode ser 10%, 16%, 15%, 20% acima da média ou pode ser 50% ou 100% acima da média", reforçou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio.

Ainda segundo ele, a distribuição temporal e espacial das chuvas "pode ser interessante" para os reservatórios cearenses, mas isso não quer dizer que eles terão recarga suficiente para abastecimento. "Podemos ter um inverno inteiramente dentro da média, e não termos aporte significativo". 

DN

Últimas notícias