terça-feira, 10 de novembro de 2020

Horto Florestal, Hotel Escola e Polo Gastronômico: propostas de Dr. Guilherme para fortalecer o Trade Turístico de Barbalha


Com 608,158 km2, Barbalha é gigante quando o assunto é potencial turístico. Desenvolver esse setor requer um planejamento e ações em diversas frentes. Sustentabilidade, capacitação e infraestrutura estão contempladas no Plano de Governo de Dr. Guilherme e Vevé para fortalecer o Trade Turístico do município. E para isso, serão criados o Polo Gastronômico, o Horto Florestal e o Hotel das Fontes, no Caldas, será transformado em hotel-escola.


O turismo é um forte agente de impulsionamento da economia. Para Dr. Guilherme, desenvolvê-lo de forma sustentável é utilizar os recursos locais, permitindo que a comunidade se torne agente ativa no processo. "Vamos elevar o Hotel das Fontes para Hotel Escola  oferendo cursos técnicos e de graduação, tornando Barbalha referência em educação especializada em turismo", informou o candidato.


Barbalha já é referência nacional em turismo cultural com a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. E pode expandir seu alcance no ecoturismo, com o geossítio Riacho do Meio, os balneários no pé de serra, as trilhas na Chapada e o teleférico do Caldas. Na parte religiosa, a construção da estátua de Santo Antônio no Alto da Alegria insere a cidade na rota dos romeiros que já visitam Juazeiro do Norte e Crato durante todo o ano.


Rota turística


O Inventário Turístico do Município, vai registrar os atrativos, equipamentos, serviços e infraestrutura de apoio turístico, visando a correta ordenação e exploração do território e recursos disponíveis.


Apegado à cultura local que rememora a infância na pitoresca Barbalha, Dr. Guilherme é defensor do resgate da matriz histórica do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que abre os festejos juninos no Nordeste, reunindo milhares de pessoas em torno das celebrações ao santo casamenteiro.


"O fortalecimento dos grupos culturais, como a Orquestra Filarmônica São José, os mestres de cultura e as manifestações populares favorece o turismo. E as estratégias de capacitação auxiliam os jovens, que precisam de oportunidades para inclusão no mercado de trabalho. Além disso, é importante trabalhar junto com os demais municípios da região, pois o turista que vem para o Juazeiro  quer visitar Crato e Barbalha também", concluiu Dr. Guilherme.


Veja algumas propostas para o Turismo de Dr. Guilherme 12:

Criação do Conselho Municipal de Turismo;

Produção do Plano Diretor de Turismo do Município;

Elaboração de leis de incentivo fiscal e políticas de arrecadação e dotação orçamentária;

Fundação do Centro de História, Cultura e Artes, como o Centro Dragão do Mar;

Confecção do Inventário Turístico do Município;

Revitalização da estância hidromineral do Caldas;

Capacitação dos guias e condutores turísticos;

Criação do projeto dos Guias Mirins;

Formação do Polo Turístico Arajara-Caldas;

Mapeamento do Circuito das Águas de Barbalha;

Revitalização das bicas e nascentes;

Inclusão das disciplinas Educação Ambiental, Ecoturismo e Educação Patrimonial na grade curricular das escolas municipais;

Criação do Programa Circuitos Turísticos, de acordo com o Condetur;

Implantação do Programa de Agentes Ambientais;

Criação do Horto Florestal no sítio São Joaquim, com plantas nativas, fitoterápicas, ornamentais e aromáticas;

Revitalização arquitetônica da Vila do Arajara e Caldas;

Estimular o turismo esportivo, científico, de saúde, negócios e eventos;

Criação do polo gastronômico de Barbalha;

Implementação do calendário anual de eventos gastronômicos e culturais, por exemplo, Festival do Pequi;

Revitalizar e transformar o Parque Ecológico do Riacho do Meio em um centro de convivência;

Estimular o turismo rural, a economia solidária e a agricultura familiar;

Fortalecer as PPPs (Parceria Público-Privada) para estimular o comércio.

Últimas notícias