Banner Governo do Estado

Banner Prefeitura de Fortaleza

Banner Câmara de Fortaleza

RADIO

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Governo do Ceará se reúne com comitiva de empresários da Catalunha para tratar de novos investimentos no estado


“O Ceará está de portas abertas para a Catalunha”. Com essa frase, o governador Camilo Santana recebeu na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio da Abolição, uma comitiva de empresários de sete multinacionais organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e pelo Consulado da Espanha. O encontro é mais uma etapa do memorando de entendimento assinado ano passado entre o Governo do Ceará e os investidores para a promoção comercial e atração de novos negócios entre o estado e a Catalunha.

Na oportunidade, Camilo Santana apresentou para o grupo a boa gestão fiscal e a organização administrativa do Estado como forma de mostrar o quão atrativo e seguro pode ser investir no Ceará. “Somos um estado que cumpre acordos e compromissos firmados com as parcerias privadas. Hoje, o Estado que lidera a eficiência em finanças no país. O Ceará é quem mais faz investimentos públicos em termos percentuais, investindo ano passado 15,2% da nossa receita corrente líquida. Somos também o primeiro lugar no ranking nacional do Ministério Público em transparência”, informou o governador.

Com uma localização geográfica privilegiada, sendo a porta de entrada do Brasil pelo Oceano Atlântico, o Ceará vem trabalhando para fortalecer os três centros de conexões implantados recentemente com o intuito de fomentar ainda mais a economia local. Camilo explicou a estratégia adotada pelo Governo.

“O Ceará tem acesso fácil a todos os mercados mundiais. Por essa localização estratégica é que a gente tem trabalhado alguns eixos importantes para o estado com uma trinca de hub’s. O hub portuário funciona em um porto do Estado, em parceria com o Porto de Roterdã. Temos lá a única zona de processamento de exportação em funcionamento no Brasil. O outro é o hub aéreo. As pessoas antes tinham que ir para São Paulo para poder ir para a Europa. Em menos de um ano nós saímos de oito voos internacionais por semana para 48 e estamos trabalhando para ampliar. Fortaleza hoje já é o terceiro aeroporto no Brasil com o maior fluxo de voos, abrindo uma série de perspectivas para importação e exportação de produtos. E a terceira é o hub tecnológico. Todos os cabos de fibra óptica que entram no continente sulamericano entram por Fortaleza. A partir disso a gente foi trabalhar uma estratégia para consolidar o Ceará como um polo tecnológico. Hoje, somos o estado com a maior rede de fibra óptica implantada no interior, com 3.500 quilômetros em cerca de 150 municípios. Recentemente foi inaugurado um data center da empresa Angola Cables, um dos maiores do mundo. Já somos o estado com o maior número de startups no Nordeste”, detalhou o chefe do Executivo cearense.

Além de garantir a infraestrutura necessária para dar suporte aos empreendimentos que buscam o Ceará, Camilo Santana ressaltou que o Governo trata de forma prioritária a promoção da educação e da qualificação dos cearenses com vista oferecer mão de obra qualificada para as empresas. “Um ponto muito precioso para nós é o capital humano. O Ceará tem investido em uma política de educação e qualificação muito forte, tanto em nível fundamental, médio, tecnológico e superior. Temos a melhor educação pública do Brasil. Abrimos nos últimos anos uma rede de institutos de línguas estrangeiras para alunos de escolas públicas para facilitar a entrada em novos mercados”, concluiu.

(Governo do Ceará)

Últimas notícias