segunda-feira, 24 de junho de 2019

Projeto de autoria do deputado estadual Nizo Costa prevê fornecimento de pulseiras de identificação para pacientes com doenças crônicas

Deputado Nizo Costa

Foi aprovado na última semana, no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Indicação N° 106/19, de autoria do deputado estadual Nizo Costa (PSB), que autoriza o Poder Executivo a fornecer pulseiras de identificação para pacientes com doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson, Epilepsia e, ainda, Autistas, idosos e qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade na rede de saúde pública do estado do Ceará.

A pulseira conterá código, onde será possível saber o nome do paciente, endereço, telefone para contato (em caso de emergência), possíveis alergias a medicamentos, informações complementares (como tipo sanguíneo e doenças preexistentes), além de outras informações que podem ajudar em caso de tratamento emergencial. A pulseira será confeccionada com material resistente ao contato com a água e de difícil retirada. A distribuição do material poderá ser realizada através das secretarias envolvidas, sendo adquirido de forma gratuita e facultativa.

“Esse é um projeto que vai precisar contar com a parceria de todos. Por exemplo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, precisa trabalhar em parceria com o setor de desenvolvimento de projetos tecnológicos do Estado do Ceará (na criação de mecanismos para o funcionamento e na elaboração de banco de dados). Além disso, o projeto já conta com a apreciação dos meus pares na Casa e ainda necessita do apoio dos Municípios, que terão participação fundamental nesse processo”, destaca Nizo Costa.

Últimas notícias