quarta-feira, 26 de junho de 2019

Gestão Municipal de Aurora comemora Semana Nacional do Meio Ambiente


Como forma de adesão as comemorações alusivas a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada de 23 a 30 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura de Aurora, por meio do Núcleo de Preservação e Defesa do Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE) deflagrou, nesta quarta-feira, 26, uma singela programação comemorativa.

Abrindo os trabalhos, o secretário municipal de agricultura, José Dácio, lembrou que anualmente a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará convoca todos os municípios para essa chamada de política pública, inclusive enaltecer a atitude da coordenadora do meio ambiente ter tido o cuidado de aderir a campanha junto a esfera estadual.

Na oportunidade, houve palestra sob o tema ‘Coleta Seletiva’, ministrada pela coordenadora municipal do meio ambiente, Rydleily Albuquerque, que a princípio falou acerca da falta de interesse da população em discutir assuntos de grande importância ligados a política pública do meio ambiente.
Rydleily exibiu vídeos concernentes ao consciente coletivo, bem como sobre educação ambiental. Inclusive, frisou que o programa Processo Seletivo existe nacionalmente desde o ano de 2010.

Apresentaram dados que afirmam que por dia geramos o equivalente a pelo menos 01 quilo de lixo; disse que nós seres humanos costumamos consumir tudo além da conta, “somos consumistas”, disse ela, acrescentando que cada um de nós devemos fazer a nossa parte.

A palestra teve seqüência com a profissional da secretaria municipal de educação, a jovem Rydlainy Albuquerque, que discorreu o tema - Meio Ambiente e Saúde.

Por fim, o secretário de agricultura José Dácio voltou a fazer o uso da palavra, salientando que uma lei federal instituída em 2010 destituiria os lixões, porém, ressaltou que dos 184 municípios cearenses, talvez penas uns 10 tenham conseguido cumprir a lei. “Resíduo Sólido e Lixo é um problema crônico das prefeituras, sendo que cada município terá que instituir sua política de fundo próprio para o meio ambiente”, comentou.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias