sexta-feira, 15 de março de 2019

Prefeito de Nova Olinda é afastado pela segunda vez em menos de um mês

Afonso Sampaio se diz perseguido em Nova Olinda

A Câmara Municipal de Nova Olinda, no Cariri Oeste, determinou um segundo afastamento do prefeito Afonso Sampaio (PSD).   A decisão foi tomada na quarta-feira (14). Sampaio estava no cargo por força de uma medida liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) que reformou a decisão anterior tomada pelo plenário da Câmara no último dia 14 de fevereiro com base nas denúncias de uma cidadã no processo "Gasolina Podre".
A decisão tomada hoje faz parte de uma  denúncia apresentada pelo servidor público e bacharel em direito, Armando Fernandes Vieira, que acusa o gestor do crime de responsabilidade tipificado por práticas de Infrações Político Administrativas.

Os fatos trazidos para o conhecimento dos vereadores pelo denunciante se baseia num processo que tramita na comarca da justiça estadual em Nova Olinda,  e tem quatro pontos de investigação feita pelo Ministério Público Estadual - MPE, que são  a prática de desvios de função no serviço público, burla ao concurso público vigente,   majoração indevida de remuneração em benefício de uma única servidora pública e nepotismo.

Na tramitação desse processo na justiça o prefeito foi obrigado a demitir ocupantes de cargos em comissão tidos pela denúncia como de uso político e com benefício para o prefeito. Outra decisão judicial deste processo foi o bloqueio de bens do prefeito.

Na camara, 9 vereadores votaram pelo recebimento da denúncia e pelo afastamento do prefeito.

Os 2 vereadores que apoiam Afonso Sampaio,  ainda tentaram adiar o pedido de afastamento contido na denúncia   através de um pedido de vista formulado por Neném Camilo (PDT) e uma questão de ordem feita por Demontier Feitosa (PSDB).
Os dois requerimentos foram negados pelo plenário e os vereadores do prefeito abandonaram a sessão sem dar maiores esclarecimentos.

Com o afastamento do prefeito titular o vice-prefeito Ítalo Brito Alencar volta a assumir o cargo de prefeito interino já nesta sexta-feira (16). ás 16 hs.  após a realização de uma seção solene na câmara municipal, que dará a sua posse no cargo de prefeito.

(Ranilso Silva)

Últimas notícias