Banner Governo do Estado

Banner Prefeitura de Fortaleza

Banner Câmara de Fortaleza

RADIO

sábado, 23 de março de 2019

Tauá vai sediar audiência pública sobre entrega de títulos de terra pelo Idace


A Comissão de Trabalho,  Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa aprovou a realização de audiência pública para tratar da emissão de títulos de propriedades de terra pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) no município de Tauá. O debate atende a requerimento de autoria do deputado Audic Mota (PSB).

Tauá está entre os 109 municípios cearenses com área rural definida em planejamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), que irá contemplar a entrega de títulos para cerca de 20 mil proprietários em todo o Estado. 

O título é resultado final do Programa de Regularização Fundiária desenvolvido em 182 municípios do Estado, com parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Governo Federal, através da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (SEAD). Um total de 86 mil títulos já foi entregue, beneficiando aproximadamente 99 mil famílias.

O procedimento de emissão dos títulos é realizado através de cadastramento na Secretaria de Agricultura do município e posterior análise pelo Idace. Após a conclusão da parte documental pelo órgão, o título está apto a ser escriturado, registrado e matriculado pelos cartórios, finalizando a formalização da terra.

A regularização fundiária traz inúmeros benefícios ao agricultor, principalmente permitindo que o interessado consiga financiamentos e empréstimos junto aos bancos, o que promove o desenvolvimento da produção rural e confere cidadania e segurança jurídica.        

Últimas notícias