terça-feira, 26 de março de 2019

Dia do Piso Nacional dos Professores é comemorado na Câmara dos Deputados


Uma Sessão solene realizada na manhã dessa terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, celebrou o Dia do Piso Salarial dos Professores. A cerimônia, que aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, foi proposta pelo deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), por meio do Requerimento Nº 313/2019. A data foi instituída no calendário brasileiro, pela Lei 12.668, de 18 de junho, de 2012, sendo celebrada anualmente no dia 23 de março. A instituição do piso nacional dos profissionais do Magistério representa um marco na Educação Brasileira e uma grande conquista para categoria.

O deputado Idilvan  Alencar presidiu a Mesa, composta por: Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação; Luiz Miguel Martins Garcia, representando o presidente da Undime de São Paulo, Alessio Costa Lima; Cecilia Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed; Anízio Santos de Melo, presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará - APEOC; João Marcelo Borges, diretor de Estratégia Política do Todos pela Educação; deputado Pedro Cunha Lima, presidente da Comissão de Educação. Durante a solenidade foram homenageadas personalidades que se destacaram na atuação pela aprovação da Lei: Severiano Alves, ex-deputado e relator da Lei; Carlos Abicalil, ex-deputado; e Ana Valeska Amaral Gomes, consultora legislativa da Câmara dos Deputados.

Idilvan iniciou seu discurso fazendo um resumo histórico da luta pela instituição do piso e dos obstáculos enfrentados. “Diversos foram os obstáculos superados na trajetória do piso nacional. Todas as objeções tiveram que ser vencidas através do diálogo franco, do convencimento de que era um passo, não suficiente, mas necessário, indispensável. Só assim pôde ser feito o avanço da Educação no Brasil”.  O deputado também abordou a situação atual em que trabalha o professor e destacou a necessidade de valorizar esse profissional. “Não há como tratar seriamente da educação sem cuidar do professor, sem prover os meios mínimos para exercer com êxito o nobre ofício de lecionar”, enfatizou. Encerrou sua fala saudando a todos os profissionais de educação do Brasil. “Continuemos firmes no esforço para o reconhecimento dessa profissão, para o apoio de alunos e para o progresso da Educação Brasileira.

Últimas notícias