segunda-feira, 18 de março de 2019

Festa Anual das Árvores é comemorado em Aurora com palestra e doação de mudas


De 17 a 24 de março, o Estado do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) desenvolve ações de conscientização e educação ambiental voltada para as comemorações alusivas a Festa Anual das Árvores. No município de Aurora, na Região do Cariri, o evento ocorreu nesta segunda-feira, 18, na Casa da Cultura, centro da cidade.

Na oportunidade, houve palestra ministrada pelo engenheiro da Cogher, Tiago Alves, que discorreu sobre gestão das águas dos reservatórios gerenciados pela mencionada instituição, inclusive com a apresentação de dados reais acerca da atual situação hídrica dos nossos mananciais, dentre ele o de Aurora, que atualmente acumula pouco menos de 14% do liquido precioso.

Abrindo os trabalhos, o Secretário Municipal de Agricultura, José Dácio de Souza, agradeceu a presença de todos, como também destacou a importância do momento, mas que a população aparenta não está nem um pouco preocupada com a situação.

A coordenadora municipal do Meio Ambiente, Rydleily Albuquerque, lamentou a falta de interesse da população aurorense de participar de acontecimentos ímpar com este, que visa discutir a problemática da preservação da nossa mata ciliar (Flora e Fauna).

O Secretário de Cultura e Turismo, José Cícero falou a respeito de sua preocupação concernente a assunto discutido, inclusive indagou o representante da Cogher sobre a perfuração de poços profundos sem a devida autorização do estado. Em resposta, Tiago disse que nestes casos é por demais a colaboração da população no sentido de denunciar as pessoas responsáveis.

O momento também contou com a participação do representante da empresa de produtos de higiene (Juá), Magerbio Veríssimo, que visa parceria com a gestão municipal no sentido de implantar o projeto “Doe Seu Óleo Usado e Receba Diversas vantagens”. O projeto tem como objetivo reduzir os problemas gerados pelo descarte de óleo de cozinha nos esgotos sanitários.

O referido projeto prevê que a cada tonelada de óleos doados, o programa reverte R$ 800,00 (Oitocentos reais), que serão destinados ao IACC (Instituto de Apoio à Criança com Câncer) de Barbalha.

Por fim, teve sorte de kits de limpeza doados pela empresa Juá, distribuição de mudas para alunos da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, seguido de lanche para todos os participantes do acontecimento.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias