sábado, 12 de maio de 2018

Ministério do Planejamento - BNB recebe pela segunda vez consecutiva, Certificado Indicador de Governança

Pela segunda vez consecutiva, o Banco do Nordeste recebeu o Certificado Indicador de Governança (IG-Sest), iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que reconhece o desempenho da qualidade de governança das empresas estatais federais. Em cerimônia realizada na manhã de hoje, em Brasília, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, entregou a certificação ao Banco, representado pelo diretor de Controle e Risco, Nicola Miccione.
O IG-Sest adota metodologia composta por itens de avaliação em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. O resultado, cuja nota vai de zero a dez, permite classificar a empresa estatal em quatro níveis. O nível 1, conquistado pelo Banco do Nordeste nesta edição, é o melhor possível.
De acordo com o presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim, todos que fazem o corpo funcional do Banco estão satisfeitos em ver a instituição novamente reconhecida como uma das estatais que tem o melhor nível de governança corporativa. “Estamos na busca constante por melhores práticas de controle e transparência. Tudo com o objetivo de dar maior segurança à sociedade, ao mercado e aos seus acionistas”, ressaltou.
Lançado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) no ano passado, o indicador foi desenvolvido para trazer maior efetividade e transparência no acompanhamento das boas práticas de governança das estatais.
Em 2017, o Banco do Nordeste participou da primeira edição do IG-Sest e também foi classificado com o maior nível de governança. Das 48 empresas estatais participantes, apenas nove obtiveram essa classificação.  Este ano, 49 empresas foram avaliadas e, destas, somente 16 ficaram no nível I, sendo o Banco do Nordeste a quarta melhor classificada.

Últimas notícias