sábado, 27 de janeiro de 2018

15 mil agentes comunitários de saúde são capacitados pelo Governo do Estado


O Governo do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto da Primeira Infância (Iprede), vem realizando nos municípios cearenses a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil. Até o momento, cerca de 2.100 profissionais de 58 cidades participaram da formação. No total, 15 mil profissionais serão capacitados no Estado, com essa ação do Programa Mais infância Ceará, no pilar Tempo de Crescer.
“Esse é um momento rico para os profissionais entenderem a importância do desenvolvimento infantil e aplicarem todo o aprendizado durante as visitas domiciliares. É extremamente importante termos essa sensibilidade de estar perto das nossas crianças para cuidar de cada uma delas e, assim, colhermos bons frutos no futuro”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
Para o diretor de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Caio Cavalcanti, o diferencial do curso é a apresentação dos impactos na primeira infância em cada município. “Estamos levando a temática da primeira infância para os municípios, de modo que possamos fomentar e priorizar essas ações junto aos profissionais da saúde. O curso, além do conhecimento, vai possibilitar apresentarmos um diagnóstico e um plano de intervenção, construída de forma participativa”, declara.
Em Aquiraz, foi realizada nesta quinta-feira (25) a capacitação de 110 agentes comunitários de saúde. De acordo com a secretária de Saúde de Aquiraz, Nerilene Nery, a população será o maior beneficiado com a capacitação. “Não tenha dúvidas de que um profissional capacitado trabalha melhor e, assim, garante resultados positivos no dia a dia. O maior beneficiado com esse investimento é a nossa população, as nossas crianças, as nossas famílias fortalecidas”, afirma.
O coordenador dos agentes comunitários de saúde do município de Aquiraz, William Cássio, disse que o papel de cada ACS é fundamental no desenvolvimento infantil. “Os agentes estão estimulados para o trabalho com essa formação. São novos conhecimentos, novos desafios, que estão sendo colocados para cada profissional. A primeira infância precisa ser priorizada, para que não tenhamos problemas lá na frente e nosso papel é fundamental nesse processo”, enfatiza.
Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil
O curso tem carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.
Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final da capacitação, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de qualificação. Esse documento será apresentado a cada uma das cidades contempladas com o curso.
Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”
No mês de setembro, o governador Camilo Santana e Onélia Santana participaram do lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil, durante abertura do Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”. A atividade, realizada no Centro de Eventos do Ceará, reuniu cerca de dois mil profissionais de saúde dos 184 municípios cearenses, entre agentes comunitários de saúde, coordenadores da Atenção Primária e secretários de Saúde.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias