quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Documentário sobre impeachment de Dilma é selecionado no Festival de Berlim


A documentarista Maria Augusta Ramos terá seu filme, "O Processo", exibido pela primeira vez no Festival de Berlim, um dos mais relevantes eventos para o calendário cinematográfico. O filme estará na mostra chamada Panorama, paralela à competição principal. A informação é do Uol.
Em entrevista, a diretora afirmou que ficou muito feliz com a seleção para o Festival e para a Panorama que, segundo ela, já exibiu grandes filmes. Além da realização pessoal, ela diz que a conquista é uma forma de contribuir para a afirmação da cinematografia brasileira e destacar o atual momento do país.
O filme se propõe a entender o atual contexto histórico brasileiro por meio de um processo que revela uma crise estrutural do Estado e da própria democracia. Para a finalização deste trabalho, a cineasta recebeu 25 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 100 mil.
Para a realização do filme, a diretora dos premiados "Justiça" e "Juízo" passou vários meses acompanhando votações, coletivos e bastidores do Congresso Nacional para realizar a produção. Ela acumulou mais de 450 horas de material, incluindo momentos não exibidos pelo noticiário.
O Brasil já faturou o prêmio com o filme Tropa de Elite, em 2008.

Últimas notícias