sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Última sessão- Vereadores se despedem da sede da Câmara Municipal de Juazeiro, no Centro

Foto: Josimar Segundo 


Nesta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte se despediu da sede situada na Rua do Cruzeiro, onde são realizadas as sessões legislativas desde 1976. A convite do presidente Darlan Lobo, ex-presidentes e ex-vereadores participaram da sessão que marcou a saída do Poder Legislativo do Centro de Juazeiro do Norte para a nova sede no bairro José Geraldo da Cruz.

Na ocasião, discursaram os ex-presidentes Aguinaldo Carlos e Solange Cruz. Primeira mulher a chegar à presidência da Câmara de Juazeiro (1995-1996), Solange relembrou dois acontecimentos históricos ocorridos em sua gestão. Já Aguinaldo, que chefiou o legislativo no biênio 1989-1990, recordou a promulgação da 1ª Lei Orgânica do Município, em 1990, quando presidiu a Assembleia Municipal Constituinte

“Fui eleita a primeira presidente mulher da Casa do Povo. Outro momento que considero histórico foi quando convocamos os vereadores e a comunidade para uma sessão itinerante. O juiz, na época, embargou a obra do Parque Ecológico. Passamos três dias em vigília e conseguimos que ele voltasse atrás”, recorda Solange. “O parlamento municipal é importantíssimo. Ninguém entra aqui sem o aval do povo”, afirmou Aguinaldo, em seu discurso.

Além de Solange e Aguinaldo, participaram da sessão ex-servidores e ex-vereadores. Entre eles, o ex-vereador Francisco Teles de Menezes, que exerceu mantado na data de inauguração desta sede, em 22 de julho de 1976.

Idealizador do ato solene, o presidente Darlan Lobo disse que esta última sessão será lembrada como um acontecimento histórico no Município de Juazeiro do Norte. “Vai ficar na memória, na história de Juazeiro, pois temos uma cidade onde as pessoas estudam a história de Juazeiro. Lá na frente isso vai servir de estudo para os nossos netos e bisnetos”, considerou.

Darlan Lobo anunciou, ainda, que a partir da próxima terça-feira (9) as sessões ordinárias passam a ser realizadas na nova sede, localizada no bairro José Geraldo da Cruz. Segundo ele, o novo prédio passa pelos últimos ajustes na mobília e no sistema de som. “Vamos iniciar, com certeza, na terça-feira. A expectativa é que tudo funcione, que tudo saia normal”, completou.

Últimas notícias