quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Ceará terá mais de 91 mil mesários e segurança reforçada em 10 cidades nas Eleições 2022


O Ceará terá 91.140 mesários trabalhando nas 24.826 seções eleitorais do Estado, além de segurança reforçada em 10 cidades durante as eleições deste ano. No pleito, com o primeiro turno marcado para o dia 2 de outubro, serão escolhidos o presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou deputado distrital.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a etapa de treinamentos dos mesários convocados iniciou no último sábado (27), com a capacitação de cerca de 600 mesários da 117ª Zona Eleitoral (ZE), em Fortaleza. Além das turmas presenciais, os treinamentos de mesários contam com turmas por EAD, pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo Mesários.

Os mesários são responsáveis, por exemplo, por organizar os locais de votação, identificar e orientar o eleitor e autorizar a votação. Além das funções já conhecidas, este ano os mesários também foram treinados para fiscalizar o uso do aparelho celular, proibido na cabine de votação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor deverá entregar o celular ao mesário antes de entrar na cabine, mesmo que o aparelho esteja desligado. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a proibição se faz necessária para garantir o sigilo do voto e impedir pressões de candidatos. O descumprimento da norma prevê detenção de até dois anos e o acionamento da polícia.

Outra medida é o envio de tropas federais para reforçar a segurança em dez cidades cearenses no primeiro turno das eleições. A ação foi aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral no dia 21 de julho.


Os municípios que receberão o reforço são:


Fortaleza

Quixadá

Tauá

Sobral

Juazeiro do Norte

Caucaia

Pacajus

Aquiraz

Horizonte

Maracanaú

A função das forças federais nas eleições é a de auxiliar em sua logística – como transportar urnas e garantir segurança em áreas mais tumultuadas, conforme previsto na Constituição

Últimas notícias