quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Vereadores discutem implantação de serviços de psicologia nas escolas de Juazeiro do Norte


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte recebeu, na Sessão Ordinária desta terça-feira (30), a professora e psicóloga Moema Alves Macedo, representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP). Da tribuna da Casa, ela falou sobre os 60 anos da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, bem como cobrou a implantação da Lei Municipal 13.335, que prevê a adoção dos serviços de psicologia pelas escolas rede pública municipal de ensino.

“As crianças e adolescentes retornaram às aulas presenciais com muitas manifestações de sofrimento psíquico e necessidade de suporte técnico para superar os danos causados pelo momento de instabilidade e alteração em suas rotinas”, justificou a profissional. “Quando temos profissionais de psicologia dentro desses serviços que atendem a população, estamos sim investindo na qualidade de vida e na diminuição de gastos de recursos públicos”, completou. 

O vereador Padre Paulo (PSD), que também é professor e psicólogo, defendeu a contratação desses profissionais para atuarem, além das escolas, também em departamentos públicos do Município. Segundo ele, a demanda de pessoas que precisam de atendimento “é imensa e os profissionais são poucos”.

“Um profissional de psicologia na escola já é uma ação preventiva. Se tivéssemos psicólogos em todas as escolas da rede pública, em todos os departamentos públicos de Juazeiro do Norte, nós teríamos uma qualidade de saúde mental bem ampara e teríamos um povo menos adoecido”, enfatizou.

Na oportunidade, vereadores comentaram a implantação da lei municipal que reduziu a jornada de trabalho de enfermeiros e psicólogos para 30 horas semanais. Capitão Vieira Neto (PTB) recordou o empenho da Câmara Municipal para aprovar a lei e cobrar a sua implantação. 

“Se o Poder Legislativo não abraça essa causa, não briga com essa gestão, vocês não teriam direito às 30 horas. Esta Casa foi importante para que funcionários públicos não tivessem os seus direitos tirados”, afirmou o vereador.

Líder do Governo na Câmara, Rafael Cearense (Podemos) enfatizou que a categoria é merecedora da redução da jornada de trabalho, bem como destacou a importância do atendimento psicológico nas escolas. O parlamentar, no entanto, justificou que a contratação de mais profissionais sem estudo prévio poderá ultrapassar o teto de gastos do Município.

“Já temos uma folha salarial passando de 54%. O prefeito tem a intenção de fazer tudo isso, mas dentro de uma responsabilidade fiscal. É necessário que o Município possa então aumentar a arrecadação do Município”, explicou o parlamentar.

Últimas notícias