quinta-feira, 13 de junho de 2019

Crato recebe programação da Mostra Itinerante de Cinema do Ceará com exibição de filmes na Encosta do Seminário


O município do Crato recebeu nos 11 e 12 de junho, a programação da Mostra Itinerante de Cinema do Ceará. A atividade é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado e chega ao município em uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O projeto conta com um caminhão transformado em sala de cinema, que leva sessões gratuitas de filmes ao ar livre. As sessões ocorreram na Encosta do Seminário, com grande participação popular.

Além do Crato, os municípios que recebem a mostra são: Tarrafas, Potengi, Altaneira, Caririaçu, Jati, Jardim, Abaiara e Barbalha. A ideia, segundo a Secult do Estado, é proporcionar a experiência do cinema para a parcela da população que não tem acesso às salas comerciais. Durante a programação, foram exibidos filmes de curta e longa-metragem, produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

Outras ações, como as oficinas de “Cineclubismo”, ministrada pelo realizador Henrique Dídimo, e “Cinema de Animação”, ministrada pelo realizador André Dias, propõem a prática de fazer cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Aqui no município as oficinas acontecem de 24 a 28 de junho.

FILMES

Produções como o longa “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, obra de Helder Martins, e seis curtas e médias metragem que contemplam os gêneros consagrados na linguagem cinematográfica: os documentários “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha, “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho, e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza, as ficções “Céu Limpo” de Marcley de Aquino e Duarte Dias, e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias, fazem parte da programação. A curadoria é de Duarte Dias, coordenador de audiovisual da Secult e curador de cinema do Cineteatro São Luiz.

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará conta com o apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em convênio com o Ministério da Cidadania, e apoio cultural do Banco do Nordeste e com produção executiva do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC).

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias