sábado, 3 de janeiro de 2026

"Uma grave violação do direito internacional", diz Guimarães sobre invasão dos EUA à Venezuela.

 


“Manifestamos nossa mais veemente condenação ao ataque promovido pelos Estados Unidos contra a soberania nacional da Venezuela. Trata-se de uma grave violação do direito internacional, que afronta os princípios da autodeterminação dos povos, da não intervenção e do respeito à soberania dos Estados.

A escalada de ações dessa natureza abre um precedente extremamente perigoso para toda a região da América Latina e do Caribe, historicamente reconhecida como uma zona de paz, construída a partir do diálogo, da cooperação e da solução pacífica de controvérsias.

Não há justificativa legítima para a violação de tais direitos fundamentais nem para o uso da força como instrumento de imposição política ou econômica. As motivações reais desse tipo de intervenção permanecem ocultas, especialmente quando se observa o histórico interesse sobre recursos estratégicos como o petróleo e as terras raras, amplamente presentes no território venezuelano.

Defender a soberania da Venezuela é defender o direito internacional, a paz regional e a estabilidade da América Latina. Qualquer agressão a um país da região representa uma ameaça a todos”.

José Nobre Guimarães

Deputado Federal e Vice-Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

https://x.com/guimaraes13pt/status/2007439542538653906?s=46&t=nO452j-_7XcO7OrDwAxyuA

Últimas notícias