quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Pesquisa Atlas: Lula poderia vencer no 1º turno e Flávio como adversário mais difícil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira pesquisa do Instituto Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira, 21, mostra que, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria em todos os cenários de primeiro turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Há possibilidade de vitória em 1º turno.

A pesquisa mostra ainda Flávio Bolsonaro como adversário mais competitivo. No cenário tanto com Lula quanto com Tarcísio, o presidente tem 48,4%, Flávio tem 28% e Tarcísio, 11%.

Quando Tarcísio é excluído da simulação, Lula tem 48,8% contra 35% do filho do ex-presidente Bolsonaro.

É mais provável que ocorra um dos dois cenários, pois dificilmente tanto Flávio quanto Tarcísio irão para a disputa, pois integram o mesmo grupo político, embora em partidos distintos.

Michelle Bolsonaro também se sai melhor que o governador de São Paulo. Na simulação, Lula tem 48,2% e ela, 30,9%.

Na simulação sem nenhum Bolsonaro e sem Tarcísio, Lula tem 48,8%. Ronaldo Caiado (União Brasil) alcança 15,2%; Romeu Zema (Novo), 11,4%; Ratinho Jr (PSD), 9,4% e Renan Santos (Missão), 3,9%. Aldo Rebelo (DC) tem 1%.

O levantamento também traz diferentes simulações de segundo turno e aponta a rejeição de alguns dos nomes cotados para a disputa presidencial deste ano.

A pesquisa entrevistou 5.418 pessoas de todo o País entre os dias 15 de janeiro de 2026 e 20 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)com o número BR-02804/2026.

A pesquisa foi feita com a metodologia Atlas Random Digital Recruitment [RDR]. Segundo o instituto, os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

Últimas notícias