O Ministério Público do Ceará, (MPCE), com apoio do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati) e promotores de Justiça convocados, deflagrou nesta quinta-feira (22) a “Operação Arquimedes”. A ação apura a suspeita de superfaturamento em procedimento licitatório, conduzido pela Secretaria de Educação de Várzea Alegre, para a aquisição de “kits de matemática” para escolas municipais, causando prejuízo ao erário no valor de R$ 852 mil reais. O MP também contou com o apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Operações Técnica (DTO).
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências da secretária municipal de Educação, do fiscal de contrato e da presidente da Comissão de Licitação, bem como na sede da Prefeitura, na empresa Interdisciplinar Educacional LTDA, situada em Fortaleza, e na residência do sócio administrador. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos.
Kits de matemática
São materiais e recursos pedagógicos que auxiliam no ensino da disciplina, tais como livros e módulos de matemática, mesas digitalizadoras e notebooks.