A iniciativa, vale frisar, é um reflexo direto das prioridades estabelecidas pela nova gestão do presidente Leo Couto (PSB). Desde que assumiu a gestão, a saúde mental é um dos pilares da administração. Durante o momento, a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Câmara, Larissa Lobo, repercutiu sobre a importância do Janeiro Branco, saúde mental, cuidados e os tabus a respeito do tema.
“O objetivo é fazer com que as pessoas procurem ajuda, não somente nos momentos de crise, e mostrar que o cuidado com a saúde mental é diária, é contínua”, atentou Larissa reforçando sobre o núcleo de saúde mental presenta na CMFor.
No segundo momento, o psicomotricista Moisés, do Espaço Evoluir, realizou alongamento com os presentes e propôs a dinâmica do quebra-gelo e técnicas de relaxamento. “A gente sabe quando a gente está triste, estressada, sentimos tensões, dores, então o psicomotricista trouxe esse momento. No final fizemos um quis com uma roleta com várias perguntas sobre Janeiro Branco pra ver se as pessoas realmente entenderam o intuito do momento. Além disso, entregamos um brindezinho com um QR-Code que leva a orientações sobre saúde mental, cuidados, os sinais, e um chat que está aliado com a questão da saúde mental também”, apontou a coordenadora.
Relatou como um momento importante de aprendizado, Yasmin Djalo, mestre de cerimônias da Casa, uma das participantes da ação. “Acho que é um privilégio estar em um trabalho, em um ambiente, que se preocupe com a nossa saúde mental. Então, parabéns pela ação, pela atitude. Acho que faz toda a diferença trabalhar, se doar, mas também ter esse retorno, esse cuidado com as pessoas. Achei super válido”, disse Yasmin.
A recepção dos servidores foi extremamente positiva, consolidando o entendimento de que a saúde mental deve ser discutida durante todo o ano, e não apenas em campanhas sazonais. Além da ação realizada no espaço de convivência, na sede do legislativo, a mesma atividade foi realizada no Espaço Evoluir, com os pais e os funcionários. Importante frisar que o Espaço é um Centro voltado ao atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down.
Marcela Silva, mãe do pequeno Otávio de 6 anos, participou do momento de interação. Marcela falou da importância de estar bem com a saúde física e emocional. “Muito importante participar de ações como essa. Além disso, precisamos estar atentos aos sinais que possam acometer adoecimento emocional e buscar ajuda”, concluiu.
Com o encerramento das atividades desta segunda-feira, a Câmara Fortaleza reafirma seu compromisso com uma gestão humanizada, mostrando que o cuidado com a mente é o primeiro passo para uma sociedade mais saudável e produtiva.
