![]() |
| Chris Pizzello/AP/G1 |
"O agente secreto" foi um dos grandes vencedores do Globo de Ouro 2026, neste domingo (11), ao vencer as categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura.
A premiação dada por jornalistas de todo o mundo aos melhores de 2025 no cinema e na TV foi marcada também pelas vitórias de "Uma batalha após a outra".
A produção americana foi o maior ganhador da noite ao levar as categorias de melhor filme de comédia ou musical, direção e roteiro (Paul Thomas Anderson) e atriz coadjuvante (Teyana Taylor).
Os demais prêmios de cinema foram bem distribuídos. Além de "O agente secreto", outros três filmes ganharam duas categorias cada. Entre eles, o destaque é "Hamnet: A vida antes de Hamlet", que venceu como melhor filme de drama (superando o brasileiro) e atriz de drama (Jessie Buckley).
As vitórias de 'O agente secreto'
Com os prêmios, "O agente secreto" se torna a primeira obra brasileira a vencer duas categorias do Globo de Ouro na mesma noite — e a primeira a ganhar como filme em língua não-inglesa desde "Central do Brasil", em 1999.
A vitória teve direito a um "parabéns" em português da apresentadora, a atriz britânica Minnie Driver.
"Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes", afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho no palco.
Já Wagner vira o primeiro brasileiro vencedor da categoria de melhor ator em drama.
"É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis", disse o ator ao agradecer.
Os prêmios consolidam "O agente secreto", que também venceu na categoria equivalente do Critics' Choice, como um dos favoritos ao Oscar de melhor filme internacional, por mais que as indicações só sejam anunciadas dia 22 — e que nenhum dos dois eventos tenha membros em comum com a Academia de Cinema de Hollywood.
A presença de Wagner entre os melhores atores também é quase garantida.
(Leia mais no globo.com)
