![]() |
Kiko Silva (Divulgação/Ascom) |
Durante a visita, a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou o reconhecimento que Fortaleza recebe da Urban95 pelas políticas públicas que desenvolve para a infância, e citou como exemplo a nova Cidade da Criança, equipamento que será entregue à população neste domingo (10/8), Dia dos Pais.
"Fortaleza é considerada pela rede Urban95 como uma cidade-farol, porque somos referência na criação e no desenvolvimento de políticas para a primeira infância. Um bom exemplo é a Cidade da Criança, que foi toda formatada para ser um grande equipamento para a primeira infância, visando o desenvolvimento infantil através do brincar livre. Esse espaço estará aberto para receber as crianças e suas famílias, e todas as casinhas do parque terão atividades voltadas para o desenvolvimento infantil", afirmou a primeira-dama Cristiane Leitão.
Primeiro equipamento visitado pelos gestores, a nova Cidade da Criança possui oito circuitos interativos e oito casas temáticas, que oferecerão atividades educativas, artísticas e lúdicas. Os serviços serão essenciais para a promoção da cidadania e do estímulo do crescimento saudável das crianças.
Para Tiago Ferrari, coordenador do Programa da Primeira Infância Campineira, de Campinas, no estado de São Paulo, a cidade de Fortaleza chama atenção pelo cuidado e pela sensibilidade dos gestores em inserir as crianças dentro do contexto urbano.
"A gente costuma fazer uma reflexão sobre o quanto as crianças são vulneráveis e são esquecidas, principalmente na construção de políticas públicas urbanísticas. Quando estamos em espaços como a Cidade da Criança, a gente vê que a criança está inserida na agenda, que os gestores entendem a importância e a necessidade de espaços como esse para termos uma cidade que acolhe elas e que veja que criança é cidadã no presente. Uma cidade que está pensando no seu futuro de uma forma harmônica e respeitosa com as crianças", observou Thiago.
As trocas de experiências realizadas ao Encontro entusiasmaram Maria Consuelo Silva, secretária executiva de Primeira Infância de Boa Vista, no estado de Roraima, cidade reconhecida como Capital da Primeira Infância.
"A experiência nesse encontro está sendo fantástica. Boa Vista já tem uma política muito consolidada de primeira infância, mas nós sempre temos algo a aprender e a ensinar, e é isso que estamos fazendo aqui. A gente vê que Fortaleza tem um trabalho bem construído, políticas que promovem o desenvolvimento integral das crianças, e vamos sair daqui carregados de boas experiências", ressaltou e também destacou a Cidade das Crianças como uma das boas referências apresentadas por Fortaleza. "Esse ambiente é maravilhoso porque reúne vários elementos da natureza e estruturas voltadas para o brincar, para a interação com os cuidadores, com os pais. Eu tenho certeza que a Cidade da Criança vai ser um equipamento público de muito fortalecimento de vínculo para as crianças cearenses. É uma referência para todas as cidades que querem promover a primeira infância", disse.
Em seguida, o grupo visitou o Microparque Vila Velha e o Microparque Bosque Polar. Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil, destacou os equipamentos como uma das políticas para a primeira infância pioneiras e transformadoras desenvolvidas por Fortaleza. "Uma das principais inovações que Fortaleza traz é essa junção do enfrentamento a duas questões importantes, a da adaptação climática e a do desenvolvimento da primeira infância nos centros urbanos. A gente vem acompanhando uma primeira infância isolada, ansiosa, afastada do movimento, do brincar livre, da areia, das árvores. Então é muito importante para as crianças ter natureza nas cidades, mas é muito importante para as cidades ter natureza e crianças ocupando elas. Então essa junção que se revela nos microparques naturalizados é um farol para todas as cidades."
Os Microparques Urbanos são parques naturalizados, construídos aproveitando ao máximo a estrutura natural do terreno onde são localizados e promovendo intervenções voltadas ao estímulo do brincar livre, para que as crianças criem suas próprias brincadeiras tendo mais contato com a natureza. Fortaleza conta com 14 microparques. Para facilitar o acesso, eles são localizados próximo a escolas da cidade.
4º Encontro Nacional Urban95
O Encontro da Rede Urban95 reúne gestores representantes das cidades que compõem a Rede e parceiros técnicos de diferentes áreas. É uma oportunidade para aprender com especialistas, trocar experiências entre gestores municipais e conhecer de perto a política de primeira infância desenvolvida na cidade de Fortaleza.
A programação prevê palestras, trocas de experiências e visitas técnicas a espaços urbanos transformados por iniciativas voltadas ao desenvolvimento infantil.